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Semana Virtual de Estudos de Fãs e Fanfiction

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    nepfanfic
  • 1 de ago.
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Atualizado: 3 de ago.

semana virtual

A 1ª Semana Virtual de Estudos de Fãs e Fanfiction, organizada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Fanfic (NEPF) da Universidade Federal Fluminense (UFF), proporcionará um espaço de reflexão e diálogo entre pesquisas voltadas ao estudo de fanfiction, fandom e práticas de fãs realizadas no Brasil.


A Semana Virtual visa reunir pesquisadores em formação, acadêmicos e profissionais de diversas áreas do conhecimento que atuam no campo de Estudos de Fãs e que estão espalhados por todo o país. Não só pretendemos criar uma ligação entre pesquisadores e um senso de união numa área de pesquisa quase inexistente no Brasil, como também visamos colaborar para o desenvolvimento do conhecimento científico dos Estudos de Fãs a partir da perspectiva de pesquisadores brasileiros e convidados internacionais.  Confira abaixo a programação!


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Segunda-feira - 01/09


9:00 - Do sonho à consolidação: A Trajetória do NEPF²

Coordenação do NEPF²
Coordenação do NEPF²

Julia Abrahão, Letícia Pimenta, Natália Seixas e Ticiane Pilar, coordenadoras do núcleo relembram a trajetória do projeto.

9:45 - Pontos de Convergência entre Tradição Oral e Fanfiction por Ana Luísa Guerra Vidinha

O trabalho desenvolvido investiga o gênero textual fanfiction, seu modo de criação e seu modo de compartilhamento, buscando identificar similaridades destes processos com os que ocorriam quando a oralidade era a maneira principal de se transmitir histórias e conhecimento. Para este fim, a monografia discute aspectos da oralidade — tais como as funções que teve e os modos em que ela existiu para as sociedades, bem como a função do narrador e do autor nesses cenários — e introduz as principais características da fanfiction, como seu tamanho, as regras implícitas para sua publicação, quem são o fã e o fandom onde esse tipo de texto nasce e circula, dentre outras. O texto procede, então, à comparação entre os processos criativos supracitados. Conclui-se que a impressão inicial, a de que existem paralelos entre as práticas de oralidade e de fanfiction, é confirmada; apesar disso, este trabalho não tem intenção de encerrar a discussão acerca desse tópico.

10:30 - Fanfiction Vai aos Trends: O Caso Manacled e sua Relevância Viral no Tik Tok por Fabielly Millena Santana Barreto

A presente pesquisa investiga como fãs de fanfictions atuam na circulação e ressignificação dessas narrativas por meio da produção de conteúdos digitais nas redes sociais, com foco na fanfic Manacled, de SenLinYu, uma releitura sombria do universo de Harry Potter, marcada por traumas de guerra e reconfigurações narrativas radicais. Publicada originalmente no Archive of Our Own (AO3) em 2018, a obra acumulou milhões de acessos e tornou-se referência entre leitores do gênero. A pesquisa analisa o papel dos fãs na sustentação da relevância de Manacled, mesmo após sua conclusão, a partir da observação de vídeos publicados no TikTok, plataforma onde a hashtag da fanfic ultrapassa 56 mil conteúdos. O corpus da análise se baseia em três vídeos representativos de formatos recorrentes na rede: um vídeo de react, um fanvideo que recria cenas da fanfic com trechos de filmes, e um registro de encadernação artesanal da obra. Esses exemplos demonstram como a afetividade do fandom é traduzida em práticas criativas que ultrapassam a leitura e reverberam em formatos visuais e performáticos. Assim, o TikTok torna-se um espaço onde os fãs não apenas compartilham impressões, mas também constroem formas alternativas de vivenciar a narrativa, ampliando o alcance da fanfic para além de seu público original. O estudo evidencia que essas práticas se inserem em uma lógica de cultura participativa (Jenkins, 2006), na qual os consumidores ultrapassam o papel de passividade, e tornam-se ativos na produção de conteúdo. Conforme discutido por Murakami (2016) e Amaral et al. (2015), os fandoms operam como comunidades que se retroalimentam de suas próprias criações, mantendo um ciclo contínuo de apropriação cultural. Nesse contexto, os vídeos analisados mostram como Manacled se torna não apenas uma leitura, mas também um catalisador de interações afetivas e de produção midiática colaborativa. Conclui-se que o fandom, ao produzir e compartilhar conteúdos da fanfic, atua como agente de circulação, ressignificação e legitimação da obra no ecossistema digital. O caso de Manacled exemplifica como as fanfictions, mesmo surgindo em espaços de nicho, podem alcançar grande visibilidade e relevância cultural a partir da mediação dos próprios fãs.


14:00 - Processos Metodológicos de uma Aca-fã: Autoetnografia e Caminhos de Pesquisa por Enoe Lopes Pontes

O processo científico conta com meandros e caminhos teórico-metodológicos, que irão definir a trajetória de um dado estudo e seus resultados. A partir de uma pesquisa de doutoramento voltada para entender a Recepção de mulheres sáficas, fãs de narrativas seriadas, que contam com o fenômeno do Queerbaiting (NORDIN,2018; BRENNAN, 2019), nos deparamos com a o entraves de métodos, que nos levou ao seguinte problema de pesquisa: é possível encontrar um método para auxiliar na ampliação da visão de uma Aca-fã sobre o seu objeto? A partir deste questionamento, desenvolvemos um estudo metodológico, no qual o uso de autoetnografia se tornou uma chave elementar para o processo (MANNING; ADAMS, 2015; BOYLORN, 2018). A nossa hipótese é a de que, através da autoetnografia, é possível criar um resultado dicotômico, porém positivo. Dentro da feitura do diário, a cientista que conduz o projeto conseguiria ganhar um poder de distanciamento, ao escrever seus relatos, mas, ao mesmo tempo, se aproximar daquele conteúdo, justamente por sistematizá-lo. Partindo da própria relação da pesquisadora com o universo de fandom e da sua própria lesbianidade, respostas para a investigação do objeto e do fenômeno que o guia (o Queerbaiting) foram encontradas. Desta maneira, o presente trabalho é uma reflexão metodológica, que visa tensionar, compreender e elucidar caminhos, desafios e soluções de pesquisas de fãs feitas por Aca-fãs, pensando nas implicações do sujeito pesquisador em relação à sua pesquisa, com a evocação de saídas práticas para que estas questões sejam resolvidas.

14:45 - “O peso de um rosário”: Blasfêmia, Angústia e Sublimação nas Fanfics do Bandom por Maria Eduarda da Luz

Da escultura O Êxtase de Santa Tereza (Gian Lorenzo Bernini, 1652) aos escritos do Marquês de Sade no século XVII, erotismo e experiência religiosa se encontram nas narrativas artísticas seculares. Não diferente de seus predecessores, os escritores de fanfic exploram o tema da blasfêmia e da culpa religiosa em suas obras, em especial quando o fandom em questão possui um fanom relacionado à temática. O sacrilégio, ou profanação se tratando de atos carnais, é a violação de algo sagrado, de locais a pessoas. Segundo Luz e Mousinho (em fase de pré-publicação): “A ruptura da barreira entre profano e o sagrado é simbolizada pelo abjeto apresentado por Kristeva (1982): o que é expelido pelo corpo, como o sangue e o gozo, é tanto repelido quanto atraente. Nas narrativas de fãs, essa noção se manifesta de maneira intensa, de forma a desafiar normas sociais e religiosas e permitir a exploração de fantasias de subversão”. Esse conceito é muito presente no fandom de bandas emo dos anos 2000, tendo em vista que as próprias bandas, por vezes, se apropriam de imagética religiosa em suas produções, sendo essas músicas ou subprodutos, como photoshoots. Das bandas que dominaram esse perfil, o My Chemical Romance é talvez a que mais explorou o religioso e o profano em sua estética e música, um fato que se reflete nas diversas produções do fandom. Esse fanon, composto de artistas que sofrem de culpa católica acerca de suas sexualidades e expressões de gênero, resultou em diversas fanfics e fanarts no tema, incluindo a caracterização desses enquanto padres, anjos ou demônios. Nesse sentido, essa apresentação oral objetiva explorar a história das escritas sacrílegas no bandom. Para isso, será realizada uma análise das interrelações entre religião e erotismo, baseado na obra de Georges Bataille, nas três fanfics que compõe a coleção Choosing my Confessions, de autoria de pixie_revolver e localizada no fandom de My Chemical Romance. Como resultado esperado, conforme a parcial da pesquisa em andamento, é possível observar a experiência do pecado como descrita por Bataille, onde há o contato entre medo (horror, profano) e prazer (erótico, sagrado). Se tratando de uma obra que explora a cultura BDSM, é ainda possível verificar a relação entre violência externa do sacrifício que revela a violência interna da criatura, notável tanto na perda de sangue quanto na ejaculação; ou seja, tanto na dor quanto no orgasmo.

15:30 - Beyond The Scene: Engajamento e Ativismo no Fandom ARMY do BTS por Beatriz Amaro Gomes Vianna

A partir da constatação de que o fandom ARMY, do grupo sul-coreano BTS, vem demonstrando um notável senso de coletividade, um grande leque de habilidades criativas e uma capacidade única de mobilização, o trabalho teve como propósito central a discussão de fatores contextuais que contribuem para tal engajamento, que muitas vezes também chega ao campo do ativismo político. Para tanto, foram apresentados os cenários nos quais o objeto principal deste estudo está inserido através de uma revisão da literatura, que inclui um panorama sobre a evolução da cultura de massas e o comportamento das audiências até a eclosão da cibercultura; o percurso histórico da ascensão e consolidação da indústria do K-pop, que nasceu e se desenvolveu segundo fortes influências nipônicas (advindas da colonização do Japão) e estadunidenses (que, desde o início, emprestaram e seguem emprestando ao gênero a “americanização” de que ele precisa para conquistar as audiências ocidentais); e uma fundamentação teórica que versa sobre os novos modos participativos de ser fã, significar e ressignificar o que é produzido pela cultura pop comercial. A partir de um estudo de caso ancorado em entrevistas individuais em profundidade com as principais fanbases ativistas brasileiras criadas pelo ARMY, foram coletados dados qualitativos de grande relevância para uma análise que, somada aos contextos apresentados, ajudou no levantamento e na compreensão de cinco fatores latentes relacionados ao engajamento e ativismo dos fãs do BTS, sendo eles a identificação com o próprio BTS, com seus valores e mensagens; o afeto com relação ao grupo; a descoberta de uma necessidade coletiva a ser atendida; o perfil crítico e engajado observado em todas as entrevistadas; e, por fim, o senso de coletividade e pertencimento presente entre o fandom e no núcleo das fanbases.

16:30 - Policiando fandom: Censura como ferramenta de controle de fãs por Joana Benigno

resumo


18:00 - Queer Readings x Queer Readers: Representações Não-binárias em Fanfictions por Adrian Lucas Mastrocola Garcia

A partir de três estudos de caso, essa pesquisa se propõe a comparar as representações de identidades não-binárias - ou a falta delas - em fanfictions de Criminal Minds (série produzida pela CBS desde 2005) utilizando do conceito de Queer Reading (ou lentes queer), conforme Jennifer Duggan (2021). Entende-se que identidades não-binárias não devem androginia, assim como são múltiplas suas expressões (Sullivan, 2003), por isso mesmo, essa pesquisa questiona as binariedades perpetuadas em fanfictions e como essas não-binariedades são colocadas nas narrativas, por exemplo, se são protagonistas ou fundamentais para o desenvolvimento da narrativa. A partir de leituras críticas de autores trans sobre fanfiction na Academia, como Charlie Ledbetter (2020), discute-se a relevância política de representações dissidentes de gênero e de corpos em mídias populares de acesso massivo. Discute-se as representações de gêneros dissidentes e a maneira como são colocados em pauta, sendo assim, analisa-se os impactos da hegemonia cisgênero nessas representações, como elas (as representações) se opõem à hegemonia e como a perpetuam. O critério de seleção dos estudos de caso, isto é, três fanfics, é o trabalho estar publicado na plataforma Archive of Our Own (Ao3), sob as tags "Criminal Minds (US TV)", "Trans Character" e "Nonbinary Character", assim como excluiu-se crossovers, e não foram considerados status de completude das obras, nem classificações indicativas de faixa etária, como parte do critério.

18:45 - Um Otelo Todo Seu: Reescritas de fãs e a Reconfiguração das Dinâmicas de Gênero na Tragédia de Shakespeare por Laura Ribeiro Araújo

Laura Ribeiro Araújo
Laura Ribeiro Araújo

O presente trabalho busca analisar os modos pelos quais fãs se reapropriam dos elementos dramáticos de Otelo, de William Shakespeare, e reescrevem, por meio de fanfictions, as dinâmicas de gênero presentes no universo trágico da peça. A fim de alcançar esse objetivo, faço uso de leitura atenta de âncora pós-estruturalista (Parker, 2011) da peça inglesa para acessar as dinâmicas estabelecidas entre as personagens principais, com especial foco no relacionamento entre Desdêmona e Otelo, e Iago e Emília, sem me esquecer dos possíveis entrecruzamentos entre esses quatro personagens. Conto com a produção de autoras como Carol Neely (1985), Theresa Kemp (2010), Dympna Callaghan (2016) e Mihozo Suzuki (2016) para abordar as questões de gênero específicas à peça e ao nosso contexto de interpretação. Com uma abordagem qualitativa, faço então a leitura atenta das 20 fanfictions mais populares de Otelo postadas na Archive of Our Own (AO3) com o objetivo de compreender as dinâmicas de relacionamento propostas entre os personagens principais da peça, avaliando o modo pelo qual o texto de fã ou transgride ou reforça (Wilson, 2021) as dinâmicas de gênero presentes na peça elisabetana. Por fim, avalio os modos pelos quais os textos e leituras de fã participam da expansão arcôntica (Derecho, 2006) de Otelo ao multiplicar os sentidos possíveis de serem encontrados na obra.

19:30 - “Você é odeter ou lolover ?”: Os Memes como Meio de Repercussão de Fandoms de Novela por Lyedson Enrique da Silva Oliveira

 O presente trabalho investiga como os memes operam como ferramentas de circulação e ressignificação de personagens vilãs em telenovelas brasileiras, com foco nas figuras de Lola Argento, da novela Beleza Fatal (2025), e Odete Roitman, do remake de Vale Tudo (2025). A análise parte de um recorte temporal entre fevereiro a março, período que coincidiu com a exibição e divulgação dessas produções televisivas, concentrando-se nas criações de fãs publicadas na rede social X (antigo Twitter). O estudo destaca como essas produções foram amplamente repercutidas por fandoms, que, por meio de práticas criativas como os memes, promoveram uma nova camada de significados às personagens. A partir de referenciais teóricos como a cultura participativa (Jenkins, 2008) e o engajamento transmídia (Lopes e Orozco, 2011), o trabalho demonstra que os fãs atuam como cocriadores no ambiente digital, ressignificando as tramas das novelas com humor e ironia. O estudo analisa dois memes representativos: um que retrata Lola em uma pose glamourosa com um bordão irônico, e outro que utiliza a imagem do penteado volumoso de Odete Roitman, que se tornou viral mesmo sem contexto narrativo. Os dados apontam para um engajamento significativo: o meme de Odete ultrapassou 1,5 milhão de visualizações e 7,6 mil compartilhamentos; o de Lola obteve mais de 300 mil visualizações e 6 mil retuítes. A pesquisa também revela que a repercussão desses memes não se restringiu aos fãs individuais, sendo amplificada por perfis de alto alcance e até mesmo por marcas comerciais que incorporaram os conteúdos em suas campanhas promocionais. Portanto os memes não apenas atualizam o significado das narrativas, como também prolongam a vida cultural das novelas no ambiente digital. Os fandoms deixam de ser apenas consumidores e tornam-se protagonistas da recepção e transformação das obras, criando novas experiências coletivas e reforçando a relevância social das telenovelas brasileiras.



Terça-feira - 02/09


9:00 à 11:15 - [Sem título] por Thomas Baudinette, Dr Anderson Lopes, Igor Leonardo

Igor Leonardo
Igor Leonardo

Em breve.


14:00 - [Sem título] por Siobhan Oflyn

Siobhan Oflyn
Siobhan Oflyn

Em breve.

14:45 - “Justiça por Ana”: Fã-Ativismo e Senso de Coletividade entre os Swifties na The Eras Tour no Rio de Janeiro por Rebeca Cruz e Sousa

As práticas de engajamento nas redes sociais estão em constante evolução, especialmente dentro da rede social X, anteriormente conhecida como Twitter. Entre os grupos sociais mais ativos e engajados nas redes, destacam-se as comunidades de fãs. O presente trabalho visa avaliar o papel de coletividade e comunidade dos fãs da Taylor Swift a partir dos acontecimentos que marcaram a passagem da The Eras Tour, em 2023, pelo Rio de Janeiro, especialmente o falecimento da fã Ana Clara Benevides. Para isso, foram analisadas 500 publicações na rede X, realizadas de 16/11/2023 a 20/11/2023, período referente à chegada da cantora Taylor Swift ao Brasil e a apresentação do último show no estado supracitado. Utilizando a Análise de Conteúdo (Bardin, 1977), queremos entender como os fãs utilizam a rede para promover mudanças sociais. A pesquisa prospecta que as atitudes de Swift diante do ocorrido causaram uma rachadura no fandom e demonstram que as fanpages são a principal forma de compartilhamento de informação entre os fãs. Estudar o comportamento dos fãs pode oferecer uma visão valiosa das tendências atuais e emergentes no uso das plataformas digitais para causas sociais. Além do impacto da cultura pop ao contribuir para uma participação cidadã mais ativa dos participantes dos fandoms

15:30 - Goms em Cena: Organização de Fãs de K-pop para Compras em Grupos (CEGs) de Photocards por Giovana Santana Carlos e Luisa Davi Oliveira de Mesquita

A indústria do K-pop é conhecida por seu alto valor de produção em relação a produtos comercializáveis, as merchandisings. Isso pode ser muito bem observado ao se analisar um álbum de K-pop, repleto de inclusões como adesivos, posteres e photocards, pequenos cartões de papelão com fotos dos idols. Os photocards são um dos produtos favoritos dos fãs de K-pop (Sabila et al., 2023). Colecionar photocards e exibi-los em suas casas ou bolsas é uma forma fácil e rápida de identificar outros fãs de K-pop, e coleções têm se popularizado nos fandoms de K-pop (Hedberg, 2024), pois representam uma intimidade mediada (Desnika, Tambunan, 2023). O objeto comprado pelos fãs é uma forma substituta do idol, ou seja, adquirir um photocard é uma forma mediada de estabelecer um laço de intimidade com o artista. Entendendo essa importância, nosso objetivo é descobrir quem são as fãs que se tornam Goms, do inglês, “Group Order Manager”, já que movimentam esse cenário. Este trabalho é um recorte de uma pesquisa maior sobre colecionadores de photocards de K-pop. Entre outubro e novembro de 2024, criamos um questionário online (via Google Forms) com cerca de 30 perguntas e compartilhamos em diversas redes sociais e grupos voltados ao K-pop e photocards de K-pop, alcançando 508 respondentes. Destes, 85,6% afirmaram que a forma mais comum de adquirir photocards é através de Compras em Grupos (CEGs), por isso vemos a importância de entender quem é esse fã que coleciona e organiza as compras de photocards de K-pop. No questionário, 45 pessoas afirmaram organizar CEGs, ou seja, serem os chamados Goms, permitindo traçar um perfil deste tipo de fã. As análises das respostas dissertativas ainda estão em análise, porém já temos informações demográficas através da análise de algumas respostas. Portanto, já podemos afirmar que a Gom brasileira é, em sua maioria, mulher cis (89%), bissexual (51%), solteira (73%), branca (60%), na faixa dos 20 anos (51%), trabalha (80%), estuda (56%), possui nível educacional superior completo ou incompleto (79%), mora no sudeste do Brasil (60%), não tem filhos (98%), possui renda familiar de mais de 3 a 9 salários-mínimos (54%) e é colecionadora de photocards de K-pop há cerca de 3 anos. A próxima etapa é analisar as respostas sobre como o que levou a ser Gom, como se organizam para realizar as compras, entre outras questões relacionadas.

16:30 -  Gênero e sexualidade em fanfics através dos anos por Sarah Andrade                             


Sarah Andrade
Sarah Andrade

18:00 - Fanfiction na Escola: Sistematizando a Criação de um Projeto de Vida, Educação e Trabalho por Eloá Gaspar Barreto

Eloá Gaspar Barreto
Eloá Gaspar Barreto

Com o intuito de ampliar as práticas de trabalho e multiletramentos do projeto educacional Fanfiction na Escola, o tornando mais adequado e transformador em suas ações nos mais diversos espaços educacionais e culturais, iniciou-se a sistematização de experiência do processo de criação e recriação do projeto desde 2019, ano do seu surgimento, até o dia 30 de junho de 2023, buscando através da educação dialógica e problematizadora segundo Paulo Freire (1987) e de um viés politécnico a partir das contribuições de Dermeval Saviani (1989), compreender as ações do Fanfiction na Escola, com foco em suas estratégias, ferramentas e potencialidades. Durante o processo de sistematização foi possível identificar que o Fanfiction na Escola tem o trabalho de produção de textos e imagens como princípio educativo, encontrando nas fanfics e outras produções de fã suas principais ferramentas de atuação, reconhecendo estas como transcriação a partir das reflexões de Campos (2006) e propícias ao uso da estratégia de cena modelo como gatilho criativo. Ademais, o processo de sistematização possibilitou a adoção da metodologia de projetos, a partir de uma apropriação crítica explicitada por Bemvindo (2018), e a inserção do projeto em programas de extensão universitária, incorporando a extensão as características centrais do Fanfiction na Escola. Ao fim da sistematização, guiada pelas orientações de Oscar Jara Holliday (2006), a pesquisa resultou na construção do documento de estruturação do projeto, com o objetivo de fomentar a execução desta ação que visa o desenvolvimento social a partir do trabalho de construção de produtos culturais assumidamente advindos de outros produtos já existentes e que são objeto de admiração e desejo de seus educandos-educadores.

18:45 - Fanficando nas Aulas de Literatura: Uma Proposta de Letramento Literário Digital por Thays Victória Verissimo do Nascimento

O presente trabalho busca refletir sobre as possibilidades de integração entre produções digitais contemporâneas intituladas "fanfics" e o ensino de literatura no nível básico, mais especificamente nos anos finais do ensino fundamental. Para tanto, tomam-se como objetivos 1) refletir sobre possíveis caminhos para a abordagem de fanfics em sala de aula, bem como 2) sugerir procedimentos e atividades metodológicas, a fim de que a abordagem de fanfics seja realizada de maneira satisfatória. Tais reflexões e sugestões pedagógicas e metodológicas foram feitas, em maior volume, a partir da Sequência Didática de Cosson (2014), uma vez que trouxemos os pontos de sua Sequência para guiar as sugestões do trabalho literário com fanfics. Bem como Cosson (2014), o trabalho também foi desenvolvido à luz das contribuições de Pinheiro (2006), Rojo e Moura (2019), Sisto (2016) e Soares (2011), em uma pesquisa qualitativa de cunho teórico-metodológico. Com a realização dessa pesquisa, foi possível refletir sobre diferentes formas de conduzir o trabalho literário com fanfics, visando a fomentação do letramento literário dos alunos. Concluímos, ao fim, que o trabalho com a fanfic nas aulas de literatura se mostra promissor, à medida em que contempla os interesses e afetos extraescolares dos alunos e, consequentemente, pode expandir esse afeto à literatura em si.

19:30 - A Produção de “Edits” Como Forma de Divulgação de Fanfics e Fanworks nas Redes Sociais por Anna Patrycia Cordeiro da Silva

Atualmente, atrair leitores tem se tornado um papel difícil na publicação de fanfics nas principais redes de leituras. Obras estão sendo deixadas pela metade e sem um final propício pela falta de engajamento e de participação dos leitores com as histórias. Nesse cenário, a produção de “edits” — vídeos curtos que combinam cenas, trilhas sonoras e trechos de texto — surge como uma estratégia criativa e eficaz para divulgar fanfics e outros fanworks, despertando o interesse do público, ampliando o alcance das obras e fomentando uma interação mais ativa nas redes sociais. Como exemplo de obras divulgadas por meio de edits e de obras não divulgadas, podemos citar duas histórias diferentes da mesma autora. A shortfic — termo utilizado para histórias com poucos capítulos — "O Visconde Que Me Amava" foi promovida no TikTok por uma conta criada exclusivamente pela autora. A história rapidamente alcançou um marco expressivo na plataforma em que foi originalmente publicada. Em contrapartida, a obra "Forever & Always", também da autora @minoriver e publicada na mesma plataforma, apresenta cerca de cinquenta capítulos, mas obteve um número significativamente menor de visualizações, favoritos e comentários. A principal diferença entre as duas histórias, além dos fandoms aos quais pertencem, é que uma foi divulgada por meio de vídeos curtos, enquanto a outra não, resultando, até o momento, em uma diferença de aproximadamente duas mil visualizações. Em suma, é lícito postular como as redes sociais influenciam diretamente o processo criativo da escrita nos dias atuais. Uma comunidade que se desenvolveu junto à internet hoje se expande e se consolida como um só corpo. Da mesma forma, a margem de leitores cresce, já que os vídeos e postagens relacionados à literatura são recomendados a pessoas que, muitas vezes, não possuem o hábito da leitura, mas acabam se interessando pelo conteúdo e consumindo as obras divulgadas. Fanfics e fanworks desempenham um papel fundamental na formação do hábito de leitura, especialmente em um cenário em que o consumo excessivo de redes sociais reduziu o interesse por livros. Utilizar essas plataformas como ferramenta para atrair novos leitores é, sem dúvida, uma estratégia eficaz para contornar o desafio enfrentado pela geração atual.



Quarta-feira - 03/09


9:00 - Ser Adolescente Periférica e Também Ser Fã: Uma Autoetnografia Sobre Consumo e Exclusão no K-pop e no K-drama por Denise Cardoso Soares dos Santos e Maria Luiza Gonçalves de Oliveira

Eu sou a Maria Luiza, tenho 14 anos, moro em Lagoa Santa (MG) e estudo no Ninho, um projeto social voltado à redução das desigualdades por meio da educação. Eu me reconheço como periférica, não por morar em uma favela, mas por estar fora dos centros de acesso e consumo. Essa condição aparece no meu dia a dia e até na forma como sou vista dentro do fandom. Entrei no mundo do K-pop em 2018, com seis anos, por causa do acesso precoce às telas. Me apaixonei por grupos como BTS, BLACKPINK e TWICE. Depois, comecei a assistir K-dramas, que me ajudaram a entender sentimentos que eu já vivia. Esses conteúdos me emocionaram, mas também me mostraram, aos poucos, que o acesso a essa cultura nem sempre é para todos. Com o tempo, percebi uma cobrança constante no fandom: quanto mais você consome, mais fã você é. Lightsticks, álbuns, roupas, fan calls e ingressos viram “provas de amor”. Acontece que eu não consigo acessar essas coisas, não por falta de vontade, mas por causa da minha realidade: produtos caros, fretes altos, distância dos eventos, filas online. Mesmo assim, sigo como fã. Crio playlists, danço coreografias, vibro com os lançamentos e me emociono com os MVs. Apesar disso, muitas vezes não me sinto parte. Foi desse incômodo que nasceu a vontade de pesquisar. Comecei a me perguntar: será que só quem consome pode pertencer? Será que o fandom virou um espaço de mérito, baseado no quanto se gasta? Estudando com minha professora, conheci o sociólogo Charles Horton Cooley, que fala sobre como nos vemos a partir do olhar do outro. Se o outro não nos reconhece como fãs, começamos a duvidar de nós mesmas. Vi que não era só comigo: outras meninas também sentem isso. Em nossos estudos, lemos autoras como Ana Júlia Silva, Gabriela Cavalcante e Elaine Cruz, que mostram como a maioria dos fãs brasileiros de K-pop pertence às classes D e E — como eu. A internet facilita o acesso à música e aos vídeos, mas os produtos oficiais continuam sendo símbolos de privilégio. O capitalismo transforma até o afeto em mercadoria. Como ser fã em um espaço que cobra consumo o tempo todo? E por que tantas meninas acabam invisíveis por não poderem consumir? Diante disso, eu e minha professora Denise escolhemos a autoetnografia como método, pesquisando a partir da minha própria vivência. Descobri que minha história também é matéria de estudo. Ser periférica é estar num lugar que também pensa, sente e cria. Aprendi que posso transformar o que vivo em reflexão — e que esse saber tem valor. Ao apresentar este trabalho na 1ª Semana Virtual de Estudos de Fãs e Fanfiction da UFF, quero afirmar que o conhecimento também nasce nas margens. E que ser fã, mesmo com limites de consumo, é legítimo e merece ser escutado.

9:45 - Discussões sobre a Literacia do Fã: Uma Análise do Perfil BTS Brasil ON no Instagram por Júlia Garcia Gouvêa Andrade e Hsu Ya Ya

Este estudo tem o objetivo de discutir as habilidades críticas e criativas em operação na literacia dos fãs do grupo de k-pop BTS, a partir da análise, no Instagram, do perfil BTS Brasil ON (@btsbrasil_on). A literacia do fã é definida por Borges e Sigiliano (2024, p. 83) “como um conjunto de habilidades críticas e criativas envolvendo a capacidade de avaliar, produzir, participar, ressignificar e distribuir um conteúdo midiático a partir do seu universo de referência”. Como pontuam Kozinets e Jenkins (2024) e Scolari (2018), a cultura de fãs se mostra um ambiente propício para a aprendizagem informal, que pode levar ao desenvolvimento de competências relativas à análise e à produção de conteúdos em contextos comunicacionais diversos. Isso se relaciona estreitamente à literacia midiática, definida por Livingstone (2004) como a capacidade de análise, avaliação, acesso e criação de mensagens. Nesse sentido, a partir da literacia do fã, busca-se avaliar como o fandom pode exercitar a literacia midiática mediante a pedagogia espontânea do pop, partindo de experiências críticas e criativas na produção e no consumo de conteúdos em ambientes informais de aprendizagem. Para a análise do perfil BTS Brasil ON, será utilizada a proposta teórico-metodológica desenvolvida no Observatório da Qualidade no Audiovisual, no âmbito do projeto “Literacia do Fã: a compreensão crítica e a produção criativa dos fãs de cultura pop”, coordenado pelas pesquisadoras Gabriela Borges e Daiana Sigiliano. Essa proposta de análise parte de três dimensões: universo de referência, arquitetura informacional da plataforma adotada pelo fandom e pedagogia do pop. Em cada dimensão há um conjunto definido de habilidades para nortear a avaliação da operação da literacia do fã no objeto analisado. No universo de referência, o objetivo é avaliar, a partir das postagens dos fãs, o conhecimento e a coerência em relação ao cânone – no caso o grupo BTS – a partir de habilidades como o reconhecimento e a utilização da estética e de regras e códigos do universo canônico. Já na arquitetura informacional, busca-se analisar a utilização do Instagram pelos fãs de acordo com as especificidades da plataforma, como as ferramentas de engajamento e a templabilidade do conteúdo. Por fim, a dimensão referente à pedagogia do pop avalia de que modo os fãs extrapolam o universo de referência, adicionando e repercutindo novas camadas interpretativas mediante elementos como a controvérsia e o repertório midiático. Conclui-se que, a partir das atividades desenvolvidas pelo fandom, pode-se praticar habilidades referentes à análise e à criação de conteúdos em diferentes contextos comunicacionais, o que promove a literacia midiática. Nesse contexto, muitos interagentes já apresentam proficiência em diferentes dimensões da literacia do fã, evidenciando as potencialidades da aprendizagem informal.

10:30 - Ritos Editoriais Genéticos: O Processo de Criação e Edição no Mundo dos Fãs por Amanda Guimarães Sória Martins

Com base no quadro teórico da Análise do Discurso de tradição francesa, especialmente em desdobramentos recentes propostos por Dominique Maingueneau (2006, 2008, 2010), analisamos a questão da criação e da autoria no "mundo dos fãs", mobilizando os conceitos de discursos constituintes, comunidades discursivas, ritos genéticos e paratopia criadora para estudar materiais obtidos a partir do site Archive of Our Own, pertencente à Organization for Transformative Works, uma organização feita de fãs para fãs a fim de preservar a história dos fandoms - comunidades de fãs com interesses similares que interagem e participam de atividades de fãs por meio de discussões ou trabalhos criativos, como as fanfics (ficções escritas por fãs) - e apoiar qualquer tipo de trabalho feito pelos mesmos. A partir disso, tentamos contribuir para a sistematização de categorias nos estudos linguístico-discursivos das fanfics, ao identificar os aspectos do fandom que influenciam a escrita das fanfics e verificar quanto da autoria se pode atribuir tecnicamente à fanfic writer (a autora das fanfics), à beta-reader (a sua editora/revisora) e ao texto-fonte, considerando as três instâncias apontadas por Dominique Maingueneau como constitutivas da paratopia criadora (pessoa, inscritor e escritor). Com isso, pretendemos verificar como se dá o atravessamento do interdiscurso no material que foi criado, que é um trabalho sobre um texto-fonte que tem alguns de seus elementos reescritos e remodelados nessa cultura de fãs. Para tanto, focalizamos sua preparação para ser publicado, seu processo de edição. Finalmente, consideramos a relação dessas práticas com os processos de preservação e seleção que, na história ocidental, definiram funções de mediação editorial (CHARTIER, 2007).


14:00 - Uma Historiografia do Mangá na Espanha: Entre Fanzine e Fandom por Lucas de Oliveira Souza e Ana Paula de Souza

Este estudo investiga a construção do mangá na Espanha, especialmente referente ao seu desenvolvimento, e formatação de um mangá nacional. Em que, foi fundamental o papel da fanzine nesse processo, juntamente dos eventos relacionados ao gênero mangá promovido pelo próprio fandom manganime espanhol. Essa pesquisa também busca problematizar como essas publicações, em que muitas vezes são marginalizadas e consideradas produções de baixo valor cultural. Foi uns dos fatores que possibilitou a consolidação de uma cena do mangá e do fandom manganime efervescente na Espanha. A participação feminina também foi destacável nas produções de fanzines na Espanha, no qual havia um contexto de censura pelo governo espanhol do período. Busca-se também demonstrar como as páginas webs de fanzines acabaram reduzindo a sua própria autonomia, com relação a suas publicações auto-editadas. Dentre os objetivos centrais da pesquisa, busca-se desenvolver uma análise contundente com relação à participação feminina e sua predominância nas produção de fanzines na Espanha, principalmente durante os anos 1990. Descrever e formatar o fandom manganime que existe na Espanha, buscando explorar como o crescimento desse fandom está ligado intimamente com as atividades das páginas webs que disponibilizam mangás e animes de maneira gratuita. E também problematizar com relação às páginas webs de fanzine, em que todo seu conteúdo e trabalho dos fãs, estão regidos e obedecem as normas das grandes empresas de tecnologias, que na maioria das vezes não são originárias de seu país. A metodologia de pesquisa aplicada foi de cunho bibliográfico e qualitativo, cujo principal método foi: Leitura e fichamento de livros, artigos acadêmicos, teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso para a coleta de dados sobre: a historiografia do mangá na Espanha; as influências das produções audiovisuais na configuração do gênero; a formação do fandom espanhol; a publicação de fanzines e todo seu período histórico na Espanha; a publicação das obras pelas principais editoras espanholas; as características particulares do mangá produzido na Espanha; os subgêneros presentes no manga espanhol. A pesquisa ainda está em fase de desenvolvimento, mas através do resultados obtidos até o momento é possível notar que a fanzine e o fandom manganime, foram fundamentais para a existência de um mangá nacional espanhol. A participação feminina e de grupos oprimidos, também é notável desde das produções de fanzines, mangás e construção de uma cena favorável à produção de todas esses gêneros. O impacto da internet e a formatação de uma rede virtual no fandom manganime é de grande apoio ao mangá nacional espanhol, entretanto é evidente suas limitações ao longo prazo, com relação a impressão.

14:45 - Fanfics em Práticas de Letramentos Literários de Estudantes do Ensino Médio: Interfaces com a Educação Literária na Cultura Digital por Alexsandro Vital de Almeida e Ivanda Maria Martins Silva

Esta pesquisa tem por objetivo principal investigar as fanfics como gêneros emergentes em diálogo com práticas de letramentos literários de estudantes do Ensino Médio, tendo em vista as interfaces com a Educação Literária na cultura digital. Fanfic é uma produção contemporânea da cultura digital e faz referência às narrativas escritas por fãs (Aguiar, 2011), com base em releituras de obras artístico-literárias. As fanfics vêm se revelando como fenômeno de criação literária, transformando as relações entre autores-textos-leitores no campo artístico-literário. Nesse cenário dinâmico da cultura digital, as interações dos leitores com a Literatura são transformadas diante das novas possibilidades que o ciberespaço inaugura, tais como: fanfics, blogs, e-books, ciberficção, videopoemas, e tantas outras. O próprio conceito de Literatura vem sendo estudado continuamente, em função da profusão de formatos, protótipos e estilos no ciberespaço (Santaella, 2012, p. 230). Quanto ao aporte teórico, a investigação apresenta abordagem interdisciplinar (Educação, Ensino e Literatura), articulando estudos voltados à cibercultura, ao ciberespaço e às fanfics (Lévy, 2009; Castells, 1999; Santaella, 2007, 2012), ao direito à Literatura (Candido, 2006), em conexão com pesquisas nas áreas de ensino de Literatura e Educação Literária (Silva, 2013, 2015) e letramento literário (Cosson, 2014). Quanto à metodologia, a pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem quali-quantitativa. Trata-se de uma pesquisa-ação realizada em escola pública da rede estadual, com aplicação de questionários semiestruturados e realização de oficina literária em sala de aula com os estudantes do Ensino Médio para avaliação diagnóstica das demandas de aprendizagem dos discentes em relação às práticas de letramentos literários. A posteriori, os discentes produziram fanfics com base na obra literária Becos da Memória (2006), da autora Conceição Evaristo. Nos resultados, as respostas dos estudantes demonstraram a percepção positiva e o impacto que a oficina literária teve em suas experiências de leitura, escrita e criatividade. Desse modo, identificamos que 83,3% dos estudantes informaram que a oficina proporcionou e ou motivou a escrita literária / produção de textos literários, a exemplo das fanfics. Diante disso, ressaltamos que a oficina motivou a imersão dos alunos nesses sites de repositórios de conteúdos literários, viabilizando, democratizando e intermediando o ensino da Literatura na comunidade escolar. Em suma, a inserção das fanfics no ambiente escolar busca tornar a Educação Literária mais atrativa, significativa e relevante para os alunos, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico, criativo e colaborativo. Concluímos que a fanfic cria uma relação interativa e colaborativa entre o autor, o leitor e a obra original.

15:30 - Colonialismo Digital na Representação da Amazônia em Plataformas de Autopublicação de Fanfictions por Ingrid Lara de Araújo Utzig

Reconhecendo que a Amazônia vem sendo historicamente representada de maneira estereotipada tanto como Eldorado ou como inferno verde, o problema levantado nesta pesquisa reside na problematização do colonialismo digital a partir do conceito de colonialidade do saber como categoria crítica, questionando a possível contribuição das narrativas de fãs para a manutenção do discurso colonialista a respeito do Norte do Brasil. Em tal panorama, o objetivo deste estudo foi analisar como se dá a representação da Amazônia em três fanfictions mais lidas do Wattpad, explorando como essas narrativas refletem e perpetuam estereótipos. Além disso, busca-se discutir os impactos dessas representações na percepção dos membros dos fandoms. Para estabelecer tal debate, o referencial teórico mobilizado pautou-se nos pensamentos de Bhabha (1549), Hall (2018), Santos (2019), entre outros autores. Os resultados apontam que as fanfictions previamente selecionadas revelam uma série de estereotipias na representação da Amazônia, tratada como um ambiente selvagem, habitado por povos “primitivos”. Em primeiro lugar, observou-se uma romantização da região, como um paraíso intocado pela civilização moderna. Essa idealização muitas vezes tende a reproduzir imagens exóticas, desconsiderando a diversidade cultural e a complexidade social. Outro aspecto identificado é a representação da Amazônia como ambientação para Universos Alternativos (UA), espaços de aventura e exploração para protagonistas de países do Norte global, preferencialmente estadunidenses, reforçando a noção de superioridade e domínio sobre o território e seus recursos naturais. Conclui-se que, dentro do corpus escolhido, as fanfictions, preponderantemente, descrevem o espaço de maneira homogeneizada e simplificada. Essas representações têm o potencial de influenciar a percepção das comunidades de fãs.

16:30 -  Fanfiction como Objeto de Pesquisa: Conceitos e Abordagens por Natália Seixas                            

Natália Seixas
Natália Seixas

18:00 - Estudos de Fãs na América Latina: Perpesctivas e Temáticas por Adriana Amaral

Adriana Amaral
Adriana Amaral

Em breve.

18:45 - Mindstorm Produções: Um Ecossistema de Fanfics na Era Digital por Artur Corval

O blog Mindstorm Produções (https://mindstormpro.blogspot.com/) representa uma iniciativa singular no cenário da literatura digital contemporânea, funcionando como um ecossistema colaborativo de fanfics e fanarts. Mais do que um simples repositório, o Mindstorm se apresenta como um agregador de conteúdos, onde autores podem publicar diretamente ou redirecionar leitores para outros espaços — blogs pessoais, fóruns ou plataformas alternativas. Trata-se, portanto, de uma espécie de “Netflix de fanfics”, que articula curadoria, comunidade e incentivo à criação textual dentro de um universo marcadamente influenciado pela cultura pop japonesa, especialmente o gênero tokusatsu. O funcionamento do blog é baseado em critérios de visibilidade e engajamento. Obras que atingem ao menos três episódios ganham destaque na seção “Obras Publicadas”, ampliando sua circulação. Há também uma aba denominada “Biblioteca”, na qual os autores podem disponibilizar suas produções em formatos como e-books e PDFs, permitindo uma transição simbólica do universo da fanfiction para formatos literários mais consolidados. Outro ponto relevante é a seção de "Projetos Mindstorm", espaço que estimula a criação de obras colaborativas por meio de desafios temáticos — terror, ação, séries retrô — e propõe exercícios criativos com base em prompts, imagens e personagens originais. Nesse ambiente, autores interagem como leitores beta, editores informais e parceiros criativos, favorecendo uma rede de escrita coletiva que ultrapassa os limites da autoria individual. A construção de galerias visuais com representações dos personagens evidencia ainda a interseção entre narrativa e imagem, num diálogo com práticas transmídia. O crescimento da plataforma reflete sua capacidade de adaptação e inclusão de novos estilos e públicos. Embora fortemente enraizado no fandom de super-heróis e tokusatsu, o Mindstorm abriga hoje produções baseadas em animes, narrativas dramáticas e obras de horror. Essa diversidade revela a vitalidade do blog como espaço de experimentação estética e temática, e aponta para a ampliação de seu espectro de recepção. O impacto do Mindstorm ultrapassa o âmbito da produção amadora. Três de seus autores já migraram para o mercado editorial independente, sendo o caso mais emblemático o do escritor Aldo Mesquita, com o livro Indomável, disponível nas plataformas UICLAP e Clube de Autores. A trajetória de Indomável — cuja versão inicial pode ser lida no próprio blog — exemplifica como o ambiente de fanfic pode atuar como incubadora de projetos literários mais ambiciosos. Do ponto de vista pessoal, enquanto geólogo, professor universitário e entusiasta da escrita, reconheço no Mindstorm uma ferramenta não apenas de expressão, mas de transformação. Escrever nesse espaço me permitiu explorar outros modos de linguagem, rever minhas próprias práticas de comunicação e reaproximar-me de comunidades leitoras ativas. O blog não é apenas um arquivo de histórias, mas uma plataforma viva, onde fãs se tornam autores, leitores se tornam críticos, e todos participam da contínua reinvenção do imaginário popular. Em tempos de fragmentação digital, o Mindstorm se afirma como um território de resistência criativa.

19:30 - (Fan)Girl Power: Histórias Por Trás da Idolatria por Bianca Smiderle Lemos

Este Trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo apresenta o documentário “(Fan)girl Power: histórias por trás da idolatria”, que explora as experiências, muitas vezes negligenciadas e ridicularizadas de fãs de artistas musicais, popularmente conhecidas como fangirls. Os objetivos da peça incluem compreender as razões por trás da idolatria, discutir estereótipos associados às fangirls e explorar a importância do trabalho dos artistas na vida das fãs, ao passo que enfatiza a importância de respeitar e valorizar esse grupo tão importante para o cenário cultural mundial. A produção audiovisual emprega uma abordagem documental que contextualiza o gênero no cenário histórico e cultural, ao mesmo tempo que descreve a evolução e adaptação dos documentários ao longo do tempo. A presente pesquisa aborda temas de relevante importância a serem discutidos, como a relação emocional das fãs com a música que consomem, os desafios e preconceitos enfrentados, as demonstrações de carinho para com os artistas que idolatram, e as contribuições da devoção à vida pessoal e profissional das entrevistadas. O documentário se encarrega de revelar e contextualizar a paixão das fangirls, além de valorizar o poder transformador da idolatria não apenas como motor propulsor da cultura a nível global, como também sendo um meio de reflexão social.



Quinta-feira - 04/09


9:00 - Fanfiction como Prática de Inclusão em Educação por Lidiane Moraes Buechen Lemos e Mônica Pereira dos Santos

O gênero fanfiction, definido como narrativas criadas por fãs com base em obras já existentes da literatura, do cinema, das séries, dos jogos, entre outros produtos culturais, tem ganhado espaço significativo entre jovens leitores e escritores na internet. Sua inserção na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2017, representa um avanço ao reconhecer sua legitimidade no campo educacional. No entanto, sua presença na BNCC concentra-se majoritariamente no campo das práticas de alfabetização e letramento, especialmente no componente curricular de Língua Portuguesa, sem explorar de forma mais ampla suas potencialidades críticas e criativas. A BNCC destaca, em diversos trechos, a importância de desenvolver o pensamento crítico e reflexivo dos alunos, o que abre possibilidades para trabalhos que promovam autoria, interação e reinterpretação da realidade. Nesse sentido, as fanfictions se configuram como uma ferramenta pedagógica poderosa e que, ao mesmo tempo, favorecem abordagens interdisciplinares. Nesse cenário, o presente resumo tem como objetivo investigar em que medida as práticas de leitura e produção de fanfictions podem contribuir para o processo de inclusão em educação, entendida aqui em sentido amplo, ou seja, como a valorização de sujeitos invisibilizados (Santos, 2001). A metodologia adotada fundamenta-se em uma abordagem exploratória e descritiva (Babbie, 2001), sendo a análise dos dados conduzida através da Perspectiva Omnilética (Santos, 2013), que se ancora na relação dialógica entre reflexão e ação, promovendo a compreensão das diferenças e o respeito à diversidade social, cultural, política e prática. Como resultados parciais, observa-se que as fanfictions, por vezes, reproduzem visões excludentes e preconceituosas, reproduzindo discursos machistas, patriarcais, racistas, xenofóbicos e homofóbicos, uma vez que são valores naturalizados na sociedade em que habitam. Nesse sentido, a escola não apenas pode, mas deve assumir o papel de questionar e problematizar tais discursos, especialmente quando emergem de espaços de expressão e diálogo abertos, como as plataformas de escrita e leitura de fanfics. Torna-se, portanto, fundamental a elaboração de práticas pedagógicas que contemple eixos voltados à inclusão, à escuta e à fala ativas, bem como à formação da consciência crítica (Freire, 1970), integrando tais elementos a um currículo verdadeiramente interdisciplinar.

9:45 - Fanfic: Porque o Que É Canônico Pode Melhorar por Mayara Krys Silva Santos

As fanfics constituem uma prática cultural significativa que, para além do entretenimento, promovem inclusão, ampliam o acesso à literatura e reafirmam a palavra como ferramenta de criação, transformação e pertencimento, ao aliarem tecnologia, arte e comunidade (JENKINS, 2009). Este trabalho tem como objetivo destacar a relevância das fanfics como prática criativa e educativa alinhada à BNCC, estruturando-se sobre três pilares fundamentais: criatividade, comunidade e interatividade. A metodologia baseia-se, primeiramente, em uma análise da estrutura narrativa e das possibilidades interativas entre autores e leitores a partir de uma perspectiva bakhtiniana, considerando a dialogicidade e a polifonia como aspectos centrais do discurso (BAKHTIN, 2011). Em seguida, apresenta-se o fenômeno fanfic como influência sobre a literatura e a cultura contemporânea, a partir da subversão e da imaginação mimética, fundamentando-se nos estudos de Luiz Costa Lima sobre mímesis e controle do imaginário (LIMA, 1988; 2000). Concluindo que o fanfiction representa uma forma legítima e dinâmica de expressão na cultura digital, funcionando como uma importante porta de entrada para o hábito da leitura entre jovens e adultos.

10:30 - O Trailer Marvel: Além do Multiverso do Hype por Raphaella de Oliveira Condeixa

Esta monografia objetiva pontuar como as características dos trailers do Universo Cinematográfico da Marvel (UCM) com maior ressonância com seus fãs viabiliza discussões acerca das obras nas redes sociais e impulsiona a compra de ingressos. O estudo recorre às ideias de Paratextualidade de Gray (2010), Transmídia de Jenkins (2008), Cultura de fãs na perspectiva de Duffet (2013) e do conceito de Trailer de Kernan (2004) como embasamento teórico. Aliado a isso, traz um método misto, incluindo análises qualitativas do discurso empregado nos trailers e nos comentários dos fãs, atrelado a análises quantitativas dos sentimentos e assuntos empregados nos comentários e dos resultados financeiros das obras abordadas. Com isso, foi possível identificar como as estratégias de edição e narrativa dos trailers fomentam o hype entre os fãs e o impacto do hype na decisão de compra do público casual. Concluindo, aferiu-se uma correlação entre o sucesso financeiro do UCM e as conversas de fãs acerca dos trailers da marca.


14:00 - Rainhas dos Fandoms: Mulheres Unidas Pelo Amor à Música Pop por Ana Maria Kuntze Ribeiro Pires e Leticia Schlemper de Souza Gonçalves

Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no formato de grande reportagem online multimídia, trata sobre mulheres fãs de música pop e possui a seguinte questão central: “Como ser fã impacta a vida dessas mulheres e como elas impactam a cultura de fãs?”. O objetivo do produto é responder essa questão através das histórias de mulheres entre 21 e 44 anos, de diferentes localidades e contextos, fãs de artistas variados. A reportagem também conta com a participação de especialistas das áreas de Comunicação e Psicologia. O produto final é dividido em cinco partes e são utilizados recursos em texto, fotografia, e vídeo, além de glossários interativos para explicar termos comuns da cultura de fãs e links externos pertinentes ao tema. Todas as partes da reportagem trazem histórias de uma ou mais fãs, alinhando-se com o tema central discutido. O produto retrata as diversas nuances de ser uma fã, entre os aspectos positivos, negativos e a importância disso na vida dessas mulheres.

14:45 - Webnovels Chinesas no Brasil: Recepção Fan-mediada, Hibridização Cultural e Disputas de Sentido em Ambientes Digitais por Lucas de Souza Sartori

As webnovels chinesas, narrativas seriais originárias de plataformas como Qidian e Jinjiang, distinguem-se por uma lógica de produção sustentada por serialidade intensiva, monetização por micropagamento e curadoria algorítmica. No Brasil, sua circulação se dá por meio de traduções amadoras, entendidas como práticas de fãs que reinterpretam códigos culturais, em plataformas digitais de novels ou literatura de fã, onde essas obras são apropriadas por leitores-fãs sem mediação institucional, constituindo um fenômeno emergente no fandom brasileiro, ainda pouco descrito pela sociologia da literatura e pelos estudos culturais. Este estudo, de natureza exploratória, busca compreender como a estrutura narrativa e infraestrutural dessas obras, marcada por atualizações diárias, vocabulário técnico e construção de mundos ligados à cosmologia chinesa, é reconfigurada por práticas de mediação que tensionam as fronteiras entre autoria, canonicidade e legitimidade literária. Parte-se da hipótese de que tais práticas não se limitam à apropriação informal ou ao remix ficcional, mas operam na produção coletiva de uma estética liminar, na qual sistemas conceituais como o qi, o cultivo e o dan são rearticulados por meio de glossários colaborativos, notas de rodapé e estratégias de classificação adaptadas às expectativas locais. A fundamentação teórica mobiliza os Estudos de Fãs (Jenkins, 2006), a sociologia da cultura digital (van Dijck, 2013), a teoria da serialidade (Hayward, 1997), bem como contribuições da sociologia do conhecimento e da literatura em contextos periféricos. O percurso metodológico adota um desenho qualitativo em três frentes: (i) netnografia de observação não participante em fóruns multilíngues (Discord, Reddit) e plataformas lusófonas (Novel Mania, Wattpad-PT, etc), com registro de glossários, debates semânticos e estatísticas de acesso; (ii) análise sociológica de paratextos elaborados por tradutores-leitores, com foco em como operam a redução da opacidade cultural; e (iii) estudo das formas informais de monetização, como doações via Pix e acessos antecipados, que introduzem dinâmicas híbridas entre profissionalização e ética participativa. Os indícios preliminares apontam que a serialidade acelerada e a curadoria algorítmica são ressignificadas como critérios comunitários de engajamento; que a hibridização cultural ocorre por meio de dispositivos interpretativos criados coletivamente; e que a relação entre fãs e conteúdo pago desafia binarismos entre produção amadora e comercial. Ao tensionar as fronteiras entre produção profissional e amadora, este estudo também interroga: sob quais condições essas narrativas poderão alcançar reconhecimento literário no Brasil, dado seu caráter liminar entre commodity digital e expressão fannish? A pesquisa em desenvolvimento sugere que, embora a falta de mediação institucional reforce sua marginalidade no campo literário, a profissionalização informal (via monetização e curadoria algorítmica) e a consolidação de comunidades de tradução podem abrir caminhos alternativos de legitimação, ainda que desvinculados dos circuitos tradicionais. Questões para investigação futura incluem: (i) como plataformas globais (como Wattpad) podem absorver ou apagar as especificidades culturais dessas obras; e (ii) se a crescente visibilidade de gêneros como xianxia e wuxia em outras mídias, catalisará ou diluirá sua recepção como literatura. Essas reflexões buscam não apenas ampliar o escopo dos Estudos de Fãs para além da fanfiction ocidental, mas também reposicionar o debate sobre hierarquias literárias na era digital.

15:30 - O Papel da Relação Parassocial na Saúde Mental de Fãs: Uma Revisão de Escopo por Isabelle Almeida Fernandes e Caroline Freitas Machado

Existem diversos estudos na literatura que buscam entender o mecanismo por trás das relações parassociais desenvolvidas pelos fãs. As relações parassociais podem ser definidas como um vínculo de proximidade, conexão e intimidade unilateral que a audiência desenvolve com figuras da mídia, em geral artistas do grande entretenimento. A literatura em geral tem como foco de pesquisa o culto à celebridade, um aspecto mais extremo da relação parassocial, que é classificado como patológico por diversos autores e definido como um envolvimento excessivo, que torna a celebridade um ponto focal na vida da pessoa e evoca sentimentos de devoção desmedida. O culto à celebridade é associado a uma série de desordens psicológicas, tais como: depressão, ansiedade, dissociação, transtornos alimentares, transtorno obsessivo-compulsivo, solidão e dificuldades na vida social ou escolar. Porém, o interesse por celebridades pode ser considerado saudável e parte do desenvolvimento da identidade e intimidade, além de agir como um fator compensatório diante de eventos adversos na vida. Desta forma, por mais que o comportamento dos fãs e seus desdobramentos seja um campo antigo e muito estudado, ainda existem lacunas na literatura a serem esclarecidas e novas possibilidades a serem exploradas, de modo que são necessários mais estudos experimentais para levantamento de dados e revisões para análise dos achados atuais. Assim sendo, esta revisão de escopo visa pesquisar na literatura existente o papel da relação parassocial de fãs na saúde mental através de uma coleta estruturada de estudos nas bases de dados previamente definidas, sendo elas: Web of Science, Scopus, PUBMED e Embase. Dentre os critérios de inclusão, foram coletados estudos que abordam o tema da saúde mental em adolescentes e jovens que tenham uma relação parassocial com figuras da mídia em geral, artigos em português, inglês e espanhol e publicados até abril de 2025, de modo a não perder estudos mais recentes. Os descritores Medical Subjects Headings (MESH) foram definidos a partir da estrutura População, Conceito e Contexto (PCC) , sendo eles “Adolescent” e “Young Adult”. Também foi utilizado o termo “Parasocial Relationship”, que não possui MESH, para o levantamento dos estudos sobre o conceito analisado. Os artigos coletados foram selecionados conforme os critérios de elegibilidade e analisados quanto à sua qualidade metodológica, por dois revisores independentes. Divergências foram solucionadas por meio de um terceiro revisor independente. Nas próximas etapas, a literatura selecionada será mapeada, analisando os possíveis impactos das relações parassociais entre adolescentes e jovens com figuras da mídia no âmbito da saúde mental. Os achados podem evidenciar a complexidade do fenômeno e a necessidade de mais investigações experimentais e longitudinais para compreender os fatores que determinam quando esse tipo de vínculo se torna prejudicial ou benéfico.

16:30 -  Canon: O Conceito Central da Categorização de Fanfiction por Julia Abrahão                             

Julia Abrahão
Julia Abrahão

Apesar da hesitação com a definição de literatura, não se pode negar que Fanfiction é, no mínimo, um tipo de texto. Na minha pesquisa pretendo propor uma nova categorização e organização para os tipos de textos dentro da Fanfiction, trazendo a evolução orgânica da terminologia criada pela própria comunidade e começando a trazer um olhar técnico para esse mundo esnobado pela academia, enraizando meus argumentos no peso que a  palavra canon acumulou ao longo dos anos. . Em tese, pretendo provar que toda fanfic se encaixa em uma de três categorias criada pelo próprio fandom:Canon Compliant, Canon Divergente e Alternate Universe.



18:00 - Entre a Interação e a Intervenção: Coautoria no Universo das Fanfics por Anna Caroline Barreto Camêlo

Este trabalho explora a dinâmica de coautoria nas fanfictions, partindo da perspectiva de Henry Jenkins (2009) sobre a cultura da convergência. Em seu livro homônimo ele afirma que todos são participantes, ainda que em graus de status e influência diferentes. Paralelamente, Francesca Coppa traça uma analogia em “Writing bodies in Space” (2014), ao comparar os leitores de fanfics ao público de uma peça teatral, devido às suas práticas simultâneas e interativas. Diante desse cenário analisaremos de que maneira a recepção dos leitores nas plataformas Wattpad e Spirit Fanfiction transcende as concepções de solidão e passividade tradicionalmente associadas à leitura; bem como discutiremos a aplicabilidade do termo "lautor" (leitor-autor), cunhado por Roxane Rojo (2013), que destaca a impossibilidade de manter-se apenas no papel de leitor no ambiente digital e como curtidas e comentários podem modificar o texto. Para tanto, faremos uma breve revisão bibliográfica dos autores citados, complementada por uma análise qualitativa das interações dos leitores das fanfics A Flor do Rei e Our Castle ao longo das suas atualizações. As obras selecionadas são inspiradas em membros do grupo sul-coreano BTS e seguem duas das reinterpretações listadas por Jenkins em Textual Poachers (1992), o deslocamento de personagem ou universo alternativo e a erotização. Os resultados parciais desse estudo reforçam a mudança fundamental ocorrida no papel do leitor contemporâneo. Ele é engajado com as obras e envolve-se em discussões com outros leitores, escreve e até cria versões das histórias. Porém, no contexto específico das fanfics, o dinamismo é ainda maior, já que existe a possibilidade de interagir com os textos e autores praticamente em tempo real. Sua recepção e feedback podem contribuir ou até alterar o rumo da narrativa, intervenções essas que, ao serem incorporadas, sugerem uma nova forma de coautoria e que há uma linha muito tênue entre as figuras de leitor e autor de fanfictions.

18:45 - A Fanfiction Enquanto Gênero Textual por Ana Júlia Oliveira de Abreu Soares Macêdo

Considerando a última década, observa-se um período de aumento na publicação de trabalhos acadêmicos que têm a fanfiction como temática central. Na pesquisa brasileira, na área da educação, nota-se especialmente trabalhos que abordam a fanfiction como um recurso pedagógico com grande potencial de aplicação no ensino básico para o incentivo de práticas de leitura e escrita entre os alunos mais jovens (Sampaio, 2020; Andrade, 2024; Pereira, 2024). Entretanto, ainda percebe-se uma lacuna no que diz respeito a pesquisas que estudem a fanfiction como gênero textual, analisando como a fanfiction se caracteriza enquanto gênero. Tendo essa lacuna como ponto de partida, o presente estudo irá analisar a fanfiction enquanto gênero textual, através de uma abordagem sócio comunicativa e funcional de gênero textual (Marcuschi, 2002; Koch, 2009), visando observar como a fanfiction surgiu, se estabilizou e continua se desenvolvendo enquanto gênero. Para isso, considera-se também o conceito de transmutação de gêneros (Marcuschi, 2010; Araújo, 2010), tendo em mente que a fanfiction já circulava no meio impresso, através de fanzines, antes mesmo de se popularizar mundialmente pelo meio digital (Jamison, 2017). Nesse sentido, objetiva-se também apontar a composição e o suporte como elementos característicos principais da fanfiction enquanto gênero, tendo em vista que o conteúdo e o estilo das fanfics podem variar devido à diversidade do perfil dos escritores e leitores desse gênero, seus fandoms e à natureza não-comercial deste gênero (Tosenberger, 2014). Para compreender melhor a fanfiction enquanto gênero textual, é essencial conhecer os interlocutores em questão: os fãs. Com esse propósito, o trabalho irá abordar também conceitos e registros dos estudos de fãs (Jenkins, 1992; Coppa, 2017, Gray, Sandvoss e Harrington, 2017), almejando observar como os interlocutores da fanfiction participaram da construção desse gênero. Além da pesquisa bibliográfica, como parte dos procedimentos metodológicos, serão analisadas 10 fanfics do fandom da saga Percy Jackson e os Olimpianos (Riordan, 2005-atual), escritas em português brasileiro e selecionadas do Archive of Our Own (Nosso Próprio Arquivo), site sem fins lucrativos fundado e gerido por fãs para funcionar como um arquivo de obras de fãs. As conclusões parciais da pesquisa apontam que, se tratando de um reflexo das práticas comunicacionais da contemporaneidade, a fanfiction se enquadra como um gênero textual, tendo elementos de composição evidentes (título, identificação do escritor, resumo da fanfic, notas do escritor e o texto da fanfic), e conteúdo e estilo variáveis, considerando os inúmeros fandoms existentes e a diversidade do perfil dos escritores. Também considera-se importante o suporte como um elemento significativo na construção desse gênero, tendo em vista o esforço coletivo dos fãs ao longo dos últimos anos na criação e manutenção de sites/arquivos de fanfics, pelos quais as fanfics são publicadas e preservadas, defendendo a legalidade desses trabalhos transformativos.

19:30 - O Uso de Fanfics como Estratégia Pedagógica no Engajamento e Desenvolvimento de Leitura e Escrita de Alunos: Uma Revisão Integrativa por Claudiane Maria da Silva

Fanfic é um gênero textual especialmente popular entre adolescentes e jovens adultos, que utilizam plataformas digitais para compartilhar e interagir com suas criações. A partir desse contexto, este artigo destaca a relevância de seu uso nas aulas de Língua Portuguesa, proporcionando aos alunos um bom desenvolvimento em várias habilidades ligadas à leitura e a escrita, enriquecendo a experiência literária e ampliando o conceito de literatura tradicional. Este artigo apresenta a partir de uma coleta de dados realizada em periódicos da CAPES e SciELO utilizando os termos "fanfic", "produção de texto", "leitura" e "escrita", foram selecionados apenas artigos científicos, revisados por pares, da área de “Letras, Linguística e Artes”, publicados entre 2019 e 2024, resultando nos quatro artigos de Almeida e Alves, Oliveira, Rocha e Fofano, Ribeiro e Jesus, além de Silva e Almeida que permitiram uma revisão integrativa que verificou o impacto que as fanfics podem trazer ao desenvolvimento da habilidade de escrita criativa em alunos do Ensino Médio como atividade pedagógica em sala de aula, especificamente em contextos relacionados ao ensino de escrita criativa ou literária com uma análise qualitativa de artigos empíricos que apresentaram aspectos positivos sobre o impacto pedagógico das fanfics nas aulas de Língua Portuguesa. A revisão integrativa permitiu compreender que o trabalho com fanfics é bastante competente no que se propõe, sendo assim relevante para a sala de aula, para o desenvolvimento das habilidades linguísticas, do processo criativo, da leitura, da escrita criativa, principalmente a escrita colaborativa.



Sexta-feira - 05/09


9:00 - A Prática de Fanzines no Brasil: Um Panorama sobre a Comunidade de Fãs dentro do Ambiente Universitário por Letícia Pimenta

Letícia Pimenta
Letícia Pimenta

Esta palestra explora a prática da produção de fanzines no Brasil, com foco em como as comunidades de fãs se enraizaram e floresceram nos espaços acadêmicos. Ao traçar a história e a relevância cultural dos zines — desde suas origens underground até sua presença atual nas universidades —, examinaremos como estudantes, pesquisadores e criadores usam os fanzines como ferramentas de expressão, resistência e produção de conhecimento. A sessão destacará estudos de caso realizados por estudantes da UFRJ e de outras universidades do Rio de Janeiro, refletindo sobre a zine como um meio que une o fandom e a academia.

9:45 - Os Fãs e a Cocriação como Elemento Central de uma Estratégia Transmídia por Nuno Bernardo

Nuno Bernardo
Nuno Bernardo

Nuno Bernardo, autor de "Transmedia 2.0" e "The Producer's Guide to Transmedia", convida-nos a explorar o vasto universo da narrativa transmídia, desta vez com um olhar atento sobre o poder transformador dos fãs no desenvolvimento de universos Transmídia. Com a sua vasta experiência na criação de projetos transmídia de sucesso, Nuno irá mergulhar nas suas próprias vivências para desvendar como as comunidades de fãs não são apenas recetoras passivas de conteúdo, mas cocriadoras ativas que moldam e expandem universos narrativos de formas inesperadas e cativantes.

10:30 - Fandom as a Life Strategy: Storytelling, Transmedia, and Community between Pop Culture and Activism por Renata Frade [EN]

Renata Frade
Renata Frade

Nesta apresentação, Renata Frade compartilha uma trajetória acadêmica e profissional moldada por uma compreensão ampliada do fandom — não limitada a produtos culturais ou de entretenimento, mas também aplicada a consumidores, ativistas e comunidades organizadas. Através de uma lente pessoal e analítica, sua trajetória inclui momentos paradigmáticos como:

A criação do LitGirlsBr, um movimento transmídia para promover a leitura e o empoderamento feminino; Uma palestra no Gartner Symposium ITxpo, onde ela apresentou conceitos de narrativa transmídia aplicados à comunicação corporativa; Sua pesquisa de doutorado envolvendo 247 comunidades de mulheres na tecnologia no Brasil e em Portugal, onde ela propôs uma campanha transmídia e analisou os membros como fãs engajados com suas causas e redes. Com base em sua experiência como editora do Pop Junctions, site de Henry Jenkins, e sua participação em conferências internacionais como Futures of Entertainment (MIT), Renata argumenta que o fandom pode ser uma lente poderosa para entender pertencimento, paixão e identidades conectadas — seja no consumo de marcas, no ativismo social ou na transformação digital de comunidades.

A palestra convida à reflexão sobre como os estudos sobre fãs podem contribuir para áreas como UX, comunicação estratégica, advocacy e educação.


14:00 - Reflexões sobre Discurso, Cultura e Autoria no Gênero Fanfiction por Camila Pinhal do Nascimento

A presente comunicação possui como objetivo apresentar os resultados e um panorama geral da pesquisa de mestrado desenvolvida no PPGLEN-UFRJ no ano de 2020. A investigação considerou como arcabouço teórico os estudos desenvolvidos no âmbito da Análise do Discurso de linha francesa (AD) e dos estudos culturais (BHABHA, 1998; HALL, 2006), mas devido ao fato da AD ser uma disciplina de entremeio e que possibilita a relação com pressupostos advindos de outros campos teóricos, também aliamos as nossas discussões os estudos sobre tecnologia, cibercultura e cultura fã (cf. JENKINS). Nossos objetivos consistem na compreensão e discussão acerca dos processos de identificação que tangenciam a função-autor (FOUCAULT, 2001), análise da materialidade discursiva dos textos e análise de eventuais movimentos de tradução cultural (BHABHA, 1998) realizadas nesse gênero híbrido. Por se tratar de um objeto de estudo diretamente relacionado ao ambiente virtual e submetido a plataformas de publicação, desenvolvemos diversos recortes e estabelecemos critérios para seleção de dados para compor a investigação. Em nossas análises foi possível observar que as fanfictions apresentam relação com outros gêneros discursivos e possuem também relação com a oralidade. Além disso, os textos podem apresentar mudanças em seu conteúdo temático a partir de formações discursivas dominantes, presentes nas obras inspiradoras. Em relação à função-autor, identificamos que a posição-sujeito autor nesse gênero aponta para uma relação tensiva.

14:45 - Explorando Vídeos de Recap de RuPaul’s Drag Race no Youtube: Fandom Produtivo e Reescrita como Recepção por Jeremias Lucas Tavares

O reality show RuPaul's Drag Race (RPDR) inspira criações de fãs em diversas formas e mídias, que reelaboram, expandem, comentam, criticam e interpretam o material audiovisual, como memes, comentários e discussões em redes sociais, resumos, vídeos de dublagem, artes gráficas e vídeos de recap (recaptulação) – o foco desse trabalho. Esse estudo tem como objetivo analisar as práticas de produção de vídeos de recap por fãs brasileiros de RPDR no Youtube. O estudo se fundamenta no conceito de fandom produtivo de Lamerichs (2018), na ideia de engajamento integrado de Hill (2019) na noção de intermedialidade discutida por Clüver (2007) e no conceito de reescrita como recepção de Willis (2018). O estudo explora o canal MunizRuprises do Youtube, que produz edições em vídeos dos episódios de RPDR em inglês e com legendas em português desde 2017. Para análise de dados, selecionamos e analisamos os 16 vídeos de recap relativos a 17ª temporada. A análise demonstrou que essa criação de fãs transforma e expande o texto original, representando a recepção do texto audiovisual que se manifesta através de uma reescrita. Os vídeos de recap analisados são construídos em um tom humorístico a partir de trechos de RPDR que são cortados, selecionados, reordenados e repetidos, dando origem a novas narrativas audiovisuais que recontam cada um dos episódios. Esses trechos também sofrem intervenções visuais como zoom, recoloração, uso de IA e outros efeitos. Além disso, os vídeos também são construídos através de interpolações e sobreposições com outros textos, como: 1. Vídeos e áudios de outras temporadas de RPDR; 2. Vídeos e áudios de memes; 3. Trechos de outros textos audiovisuais, como filmes e séries; 4. Imagens estáticas, como logos ou fotos; 5. Legendas em português. A adição desses materiais expande ainda mais o texto audiovisual através de uma variedade de meios que se relacionam entre si para criação de uma mensagem, de forma intermedial. A ideia de fandom produtivo se manifesta nesse contexto também porque parte da narrativa criada nos vídeos é reflexo da recepção e repercussão dos fãs nas redes sociais, que se refletem no engajamento dos vídeos, que juntos somam mais de 450 mil visualizações e mais de dois mil comentários, com um expressivo número de curtidas e respostas. Os comentários dos fãs nos vídeos de recap, por sua vez, representam outro momento de recepção manifestada como reescrita. Os vídeos de recap criados por fãs e a rede de interações criada a partir deles demonstra o engajamento integrado da audiência do programa. Dessa forma, conclui-se que os vídeos explorados exemplificam práticas intermidiais de reescrita, que são a manifestação da recepção do produto audiovisual e que acontecem de forma coletiva, crítica e criativa.

15:30 - Onde se Encontra a Pessoa Real? Reconfigurações Conceituais em Real Person Slash por Júlia Zen Dariva

Julia Zen Dariva
Julia Zen Dariva

O presente trabalho visa introduzir a forma como o subgênero de ficção de fãs chamado Real Person Slash (RPS) tem sido representado na produção acadêmica da área de estudos de fãs desde meados de 1990, para em seguida propor um novo paradigma que reconfigura o texto fonte desse tipo de obra, ou seja, a pessoa real. Apesar de fazer parte das comunidades de fãs há mais de cinco décadas, RPS é alvo de críticas oriundas de dentro e fora dessas comunidades por depender da ficcionalização de pessoas reais, que na ficção de fãs passam a protagonizar interações homossexuais. A estratégia adotada pelas fãs para lidar com as críticas é a de afirmar o contrato social entre escritora e leitora, um pacto que enfatiza o consenso de que fan fiction se trata, com efeito, de ficção, e portanto não almeja elaborar argumento algum sobre a pessoa real enquanto tal. Essa estratégia tem servido de pano de fundo para a produção acadêmica sobre RPS, marcada pela reafirmação de que o texto fonte não se trata da pessoa real, mas de certas construções textuais dentre as quais encontram-se a ideia de persona, da figura da celebridade e da imagem da estrela. Nesse paradigma, essas construções textuais aparecem como facetas atrás das quais está a pessoa real, em uma acepção de “pessoa real” como unidade coerente regida por uma ontologia de presença. A reconfiguração proposta no presente trabalho posiciona a pessoa real como um devir performativamente constituído, cuja qualidade processual e descontínua é reificada em níveis distintos pelas fãs e pela produção acadêmica da área com a finalidade de resolver/dissolver as tensões próprias ao gênero de Real Person Slash.

16:30 -  Do amor ao ódio: Representação de Personagens Femininas em Fanfics por Ticiane Pilar                             

Ticiane Pilar
Ticiane Pilar

18:00 - Frames of Fandom: Mapping Fandom Studies as an Evolving Field por Henry Jenkins [EN]

Henry Jenkins
Henry Jenkins

Mais de trinta anos após a publicação de Textual Poachers: Television Fans and Participatory Culture (Caçadores de texto: fãs de televisão e cultura participativa), Henry Jenkins e Robbert Kozinets lançaram um novo e ambicioso projeto para mapear o campo dos estudos sobre fandom em quinze livros curtos. Os dois primeiros — Defining Fandom (Definindo o fandom) e Fandom as Audience (O fandom como público) — já estão disponíveis, e o terceiro — Fandom as Consumer Collective (O fandom como coletivo de consumidores) — será lançado em breve. Eles se dedicam a um campo de alcance global, que aborda uma ampla gama de diferentes aspectos da mídia, comunicação e pesquisa de consumo. Os livros abrangem desde obras fundamentais em Estudos Culturais até pesquisas inovadoras sobre públicos fãs e ativismo fã, passando por novas reflexões sobre a natureza do desejo e da devoção dos fãs. Nesta palestra, Henry Jenkins irá delinear algumas ideias-chave que regem o projeto e responderá a perguntas da plateia.

18:45 - Hyperrealism and Capitalism Through The 'After' Franchise' por Jill Trumata [EN]

Jill Trumata
Jill Trumata

After (2019), baseado na série de romances “After”, de Anna Todd, é uma obra crítica que examina o impacto da ficção baseada em pessoas reais (RPF) na cultura dos fãs e na sociedade, bem como a prevalência da criação de mídia para fins lucrativos, em vez da paixão pela arte. Baseado na boy band One Direction, a representação de seus membros nos livros e filmes criou narrativas falsas e percepções distorcidas sobre eles. Os impactos da RPF em “After” são melhor descritos no livro de Jean Baudrillard, “Simulacros e Simulação” (1981). Além disso, uma explicação para a produção contínua da franquia cinematográfica “After”, com baixa audiência, é demonstrada através do livro de Theodor Adorno e Max Horkheimer, “A Indústria Cultural: O Iluminismo como Engano de Massas” (1947).

19:30 - Colecionismo no Fandom por Sara Mendonça Poubel de Oliveira

Sara Poubel
Sara Poubel

Apresenta e contextualiza historicamente a cultura de fãs, os fandoms e o colecionismo enquanto prática. A presente pesquisa procurou compreender o que é a cultura de fãs, o que são os fandoms e as atividades inerentes a ele, relacionando-o ao colecionismo. Tendo como base teórica a obra de Pomian (1984) sobre coleções, questiona-se a formação de uma coleção. Observou-se como o colecionismo se aplica nestas comunidades virtuais. Por fim, buscou compreender as relações entre o colecionismo, cultura de fãs e fandoms. Conclui-se que o colecionismo é uma prática indissociável do fandom e da cultura de fãs, sendo compreendido como uma prática enunciativa segundo a categorização de Fiske (1992). O colecionismo enquanto prática participativa de fãs configura um grande objeto de estudo e cabe aos pesquisadores debruçar-se sobre este tema a fim de compreendê-lo de forma mais completa.


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